Marketing de relacionamento jurídico: O que é e como manter um bom relacionamento com os clientes?

O bom marketing de relacionamento gera clientes. Leia e saiba como aplicar em seu escritório.

Marketing na definição de Oxford Languages é:

estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc.

Ou seja, o marketing é o uso de estratégias para levar o contato entre cliente e empresa, além da sua permanência, fidelidade e indicação. Boa parte do marketing é feito no meio digital.

A internet para a busca de clientes é de alto potencial, já que 134 milhões de brasileiros possuem acesso de internet. Além dos investimentos feitos, até mesmo por parte do governo.

Como ocorre na cidade de Jundiaí, onde a prefeitura tem investido em interligar os prédios públicos, disponibilizando internet gratuita para a população. Até julho de 2019, Jundiaí possuía 57 pontos de acesso.

A cidade tem investido mais de 10 milhões no projeto, tendo 1 ponto de internet para cada 7 mil habitantes, enquanto em São Paulo há apenas 1 ponto de internet para cada 120 mil habitantes.

E qual sua influência no meio jurídico?

Quando uma pessoa precisa de advogado, logo se pensa em buscar indicação. Esta indicação é pesquisada no seu ciclo social ou na internet.

São estimadas 5,5 bilhões de pesquisas no Google por dia. Sendo assim, seu site e suas redes sociais precisam usar as estratégias adequadas.

Por isso, é recomendado que as técnicas sejam planejadas por profissionais da área de marketing. Porque essas demandam estudo e pesquisa, e advogados possuem o tempo comprometido por sua profissão.

O bom planejamento traz a confiança do cliente, e confiança é o ponto principal para entregar sua causa jurídica a um advogado.

Mas o marketing não é apenas no campo virtual.

Ao acessar seu site e/ou suas redes sociais, o cliente possivelmente irá desejar um contato. A partir disso, você deve:

– Facilitar o contato: No site, na descrição do Instagram, nas informações disponíveis no Facebook e onde mais o seu cliente te encontrar, ele precisa ser encaminhado a um contato mais direto com você. Para isso, deve se disponibilizar e-mail, telefone ou whatsapp da empresa.

– Responda com agilidade: quando o consumidor desperta o desejo pelo serviço, mas a empresa que o fez despertá-lo não o atende com rapidez, além de não fechar serviço com ela, ele busca o serviço com o concorrente.

– Bom atendimento: Seja pessoalmente, por telefone ou por e-mail, o modo que se responde faz diferença. O tom de voz e as frases prontas dão a entender a falta de importância do consumidor para a sua empresa.
Na excelência no atendimento inclui a forma que se mostra disposição em busca da total satisfação.

– Acesso ao advogado: Secretária facilita o contato até a empresa, mas há dúvidas em que apenas a formação em Direito permitem responder. Traz também valor ao cliente o contato direto com o advogado, por meio de ligação ou consulta.

– O diferencial: Boa parte do marketing é mostrar que seu cliente importa. Por isso, vale a pena investir em fazer além: brindes personalizados, cartões postais, mensagens em datas especiais mostram que há laço entre empresa e consumidor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *