Utilizado há mais de duas décadas e com mais de um milhão de processos passados pelo meio digital, conheça sua funcionalidade.
Utilizado há mais de duas décadas e com mais de um milhão de processos passados pelo meio digital, conheça sua funcionalidade.
A ligação entre internet e justiça se iniciou em 1998, quando o Superior Tribunal de Justiça (STJ) implanta, por meio de e-mails, as atualizações dos processos. Segundo a revista Exame, o site do STJ era o 6° mais acessado do Brasil em 2000.
Desde então, foram dados passos que facilitaram a jornada dos processos judiciais, dando ádito também ao público aos seus pedidos na justiça. Em dezembro de 2006, é criada então a Lei n ° 11.419 e em 2013 o peticionamento eletrônico enceta a ser obrigatório a uma parte de processos.
Mas afinal, o que é Processo Digital?
Também conhecido como processo eletrônico, é o processo judicial armazenado na internet. Assim, podem ser feitas consultas ao andamento de casa (ou de onde estiver). A sociedade passou a ter o direito de supervisionar com nitidez e, de modo geral, tornou o meio jurídico mais simples e rápido. Para poder utilizar tal, é preciso fazer o cadastro no Tribunal de Justiça ou ter o certificado digital, garantindo a autenticidade.
A primeira audiência virtual foi realizada em 2003, unindo Curitiba, Florianópolis e Brasília. E no campo virtual em diante, já foram mais de 1 milhão de processos virtualizados.
Como utilizá-lo?
O interessado deverá procurar o tribunal de justiça respectivo, e junto do certificado digital fazer a certificação da identidade do advogado através da assinatura digital.
Atente-se que, para o acesso ao processo digital em segredo de justiça, exige outro procedimento.
E quais as vantagens dentro do Processo Eletrônico?
Dentre elas, as que mais se destacam são:
– Clareza no acompanhamento; – Efetividade da justiça; – Redução de espaço, tempo e recursos financeiros; – Menor produção de lixo; – Agilidade; – Acesso a qualquer lugar ou hora.
Os processos digitais facilitam o contato a distância também entre cliente e advogado. O Advogado Franklyn, que se reside em Jundiaí trabalha também em processos digitais.
Além de se adaptar ao meio virtual, o Doutor está no meio jurídico há anos. Entre em contato pelos meios disponíveis neste site.
Deixe um comentário