O contexto da pandemia conta com mudanças e um “novo normal”. Saiba o que vem acontecendo em Jundiaí.
Jundiaí é uma cidade que conta com aproximadamente 24.000 estabelecimentos, e novamente teve seu comércio fechado novamente no dia 06 de julho. Mesmo que no último dia 28 tenha alcançado a fase laranja, as precauções com o comércio continua sendo mantidas.
Os números da taxa de recuperação chegaram a 87,22%, as doações líquidas de alimentos passaram de 2,08 toneladas para 5,2 toneladas por trimestre.
Além dessas ações, vários projetos foram iniciados/intensificados com o que se refere em proteção ao coronavírus. O projeto “Jundiaí Feito à Mão”, por exemplo, doou mais de 1,2 mil máscaras, que foram direcionadas à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde.
Em 2013, Jundiaí ficou em 18º PIB municipal do Brasil e o 7° maior PIB municipal do Estado de São Paulo de acordo com o IBGE.
Infelizmente, as notícias não permanecem tão positivas com a parada do país inteiro.
Como está a situação?
A começar de maio, a taxa de desemprego subiu de 10,5% para 13,1%. Os setores que mais sofrem são metalurgia, turismo e comércio.
Alcançou-se 42% dos acordos e convenções por redução de jornada e salário ou suspensão de contrato, entre março e junho, de acordo com o Dieese. Neste tempo, 7.398 instrumentos coletivos foram apontados com 55% deles citando à pandemia. Os que mais a mencionaram foram os setores de serviços e indústria.
Mas, o contexto atual disponibiliza mais tempo disponível e novas oportunidades têm surgido. A TVTEC Jundiaí abriu, em 28 de julho, 200 vagas em workshops gratuitos e online com início em agosto. Serão disponibilizadas – em primeiro instante – aulas de Design de marca: criação de logotipo, Como criar um blog, Design para mídias sociais, entre outros.
Para mais informações e novidades diárias que acontecem em Jundiaí, acesse o site: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/
MP 936/2020
A Medida Provisória (MP) 936/2020 é a suspensão do contrato de trabalho e da redução de salário e jornada no período da pandemia do novo coronavírus.
Dos comerciários, 48% dos acordos e convenções durante março e junho referiam-se em algum momento à MP 936. Dentre eles, 85% falaram de suspensão de contrato e 60% de redução de jornada e salário.
A MP 936/2020, a redução de jornada de trabalho e a suspensão temporária de jornada está sendo mantida. Para consultar seus direitos a estas, acesse: https://www.portaldaindustria.com.br/canais/industria-contra-covid-19/impacto-economico/#anchor-simulador
Deixe um comentário